16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (16º CBPE)

Nos dias 29, 30 e 31 de julho, participei do 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (16º CBPE), que ocorreu na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Apresentei, junto com meu orientador, Prof. Dr. Odair Luiz Nadin, a comunicação “Consulente-aprendente de Espanhol como língua estrangeira: um olhar sobre o uso do dicionário no Ensino Médio”, fruto de uma parte da minha pesquisa de Doutorado.

Ministrei, também, em parceria com meus amigos de Doutorado, Lígia e Renato, e meu orientador, Odair, o minicurso “Dicionário e ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: teoria e prática”.

Este congresso foi uma importante oportunidade de disseminar a Lexicografia Pedagógica e de assistir a conferências, oficinas e comunicações interessantes sobre os vários aspectos que envolvem o ensino do espanhol no Brasil: políticas linguísticas, imigração, livro didático, cultura, etc. Igualmente, foi muito legal conhecer a UFSCar, universidade lindíssima!

Agradeço à FAPESP por, mais uma vez, proporcionar meu aprimoramento acadêmico, permitindo-me viajar a congressos importantes para minha formação como pesquisadora e profissional.